Livros Digitais Free.com
Anuncie aqui Bloco Topo Geral 468x15 Todas as Paginas do Site Fale conosco
Você está em: Home » curso completo de redes de computadores » Montando pequenas redes

» Curso Completo de Redes de Computadores


Montando pequenas redes



Montando pequenas redes

Qualquer usuário que tenha mais de um micro em casa ou no escritório já deve ter pensando em montar uma pequena rede para aumentar a produtividade do trabalho. Há várias vantagens em se montar uma pequena rede de dois ou três micros, como o aumento da produtividade (ou seja, o seu trabalho acaba saindo mais rápido) e, principalmente, a diminuição de custos. Dois problemas básicos levam os usuários a pensarem em montar uma pequena rede: a troca de arquivos e o uso da impressora.

No caso dos arquivos, é muito comum termos de ficar levando disquetes para lá e para cá com textos e planilhas para poder trabalharmos em outro micro. Com uma pequena rede montada, você será capaz de ler os arquivos armazenados no disco rígido de outro micro diretamente, sem a necessidade de ficar usando disquetes. Com isso, certamente o seu trabalho terminará mais cedo.

A impressora é outro ponto de destaque. Em vez de você ter de comprar uma impressora para cada micro, você poderá imprimir a partir de qualquer micro de sua casa ou escritório. Com isso, você gastará menos dinheiro com equipamentos. É claro que, para montar uma pequena rede, você necessitará comprar placas e cabos, mas, com certeza, o custo para montar uma pequena rede é bem menor que o custo de uma boa impressora.

Outro ponto interessante e que muitas vezes passa despercebido é a possibilidade de compartilhamento também do fax modem. Em vez de ter uma placa de fax modem em cada micro, você poderá ter apenas uma placa instalada em um dos micros. Essa comunicação poderá ser compartilhada com todos os micros da rede e, com isso, todos poderão navegar na Internet simultaneamente. Além disso, todos poderão passar fax sem problemas.

Tudo parece muito simples e, na verdade, realmente é!

? Tipos de rede

O tipo de rede que estaremos ensinando é chamado ponto-a-ponto. Nesse tipo de rede, não há muita "frescura" para configurar os recursos de rede. Além disso, o Windows 3.11 e o Windows 9x trazem suporte a esse tipo de rede junto com o sistema, o que significa que você não precisará de nenhum software adicional para colocar a sua rede ponto-a-ponto funcionando (a exceção fica por conta do compatilhamento do fax modem, que necessita da instalação e configuração de um programa).

Por ser de fácil instalação, a rede ponto-a-ponto não é tão segura quanto redes cliente-servidor (outro tipo de rede existente). Porém, a maioria das pessoas que montam uma rede ponto-a-ponto não estão preocupadas com segurança, já que a rede provavelmente será montada em um mesmo escritório ou ambiente de trabalho onde todas as pessoas podem ter acesso aos recursos da rede indistintamente. A rede ponto-a-ponto é baseada em compartilhamento, especialmente de arquivos, impressoras e fax modems, como estamos vendo. No tocante aos arquivos, é preciso ter em mente que através desse tipo de rede só é possível compartilhar dados - como arquivos contendo textos, planilhas, etc -, não sendo possível compartilhar programas que necessitem de instalação (como processadores de texto, aplicativos gráficos, etc).

Dessa maneira, a rede ponto-a-ponto parte do princípio que você possui micros "completos", que funcionam sem que exista uma rede instalada.

Outro tipo de rede que existe é a cliente-servidor, que necessita de sistemas operacionais cliente-servidor, como o Windows NT, o Unix ou o Netware. Como esse tipo de rede é muito mais complexa e muito mais complicada de se instalar e configurar, não falaremos sobre ela.

? Placas e cabos Para montar a sua rede você precisará que todos os micros possuam uma placa de rede. Será com o uso placa que todos os micros conseguirão comunicar-se, através de um cabo apropriado.

Você encontrará no mercado diversos tipos e marcas de placas. O ideal, para facilitar a montagem e configuração da rede, é que todas as placas sejam iguais, isto é, da mesma marca e modelo. Você encontrará no mercado placas de rede ISA e PCI. Em redes pequenas, onde geralmente não temos preocupação com o desempenho, pode-se usar placas de rede ISA sem problemas.

A questão fundamental na escolha do modelo de placa de rede está no tipo de cabo que você pretende utilizar, pois você terá de comprar uma placa de rede compatível. Na Figura 1 vemos a ilustração de uma placa de rede ISA típica, contendo três conectores: RJ-45: Esse conector, que é parecido com o conector de um aparelho telefônico, é utilizado por cabo do tipo par trançado. AUI: Esse conector não é utilizado em redes de pequeno porte. Através desse conector é possível instalar um transceptor para a utilização de outros tipos de cabo, como cabo coaxial grosso e fibra óptica.

BNC: Já esse conector é utilizado por cabo coaxial fino.

Figura 1: Conectores típicos de uma placa de rede.

Hoje em dia as placas de rede não trazem tantos conectores. A maioria das placas que existem hoje no mercado traz somente um conector RJ-45 ou então um conector RJ-45 e um conector BNC.

Dessa forma, você deve escolher uma placa de rede de acordo com o tipo de cabo que você pretende utilizar:

Par trançado: Também chamado UTP ou 10BaseT, esse tipo de cabo pode ter até 100 metros de extensão. Caso você possua mais do que 2 micros para serem conectados, você necessitará de um periférico chamado hub (concentrador), o que aumenta o custo de sua rede.

Cabo Coaxial: Também chamado cabo coaxial fino (ou easynet ou cheapernet ou 10Base2), esse cabo pode ter até 165 metros de comprimento. Pode ser utilizado diretamente por até 30 micros.

O que comprar?

O tipo de cabo a ser escolhido depende de algumas condições. Se você estiver pensando em futuramente migrar sua pequena rede para uma estrutura cliente-servidor, o tipo de cabo mais apropriado é o par trançado, utilizando hub.

No caso de você querer conectar apenas dois micros e não há absolutamente nenhum plano para o aumento do número de máquinas nessa rede, então o cabo mais apropriado é o par trançado, utilizando um padrão de pinagem chamado cross-over, que dispensa o uso do hub e barateia o custo de sua pequena rede. Essa é a configuração mais barata de ser feita, pois esse cabo é muito barato.

Caso você queira manter sua rede apenas como ponto-a-ponto (ou seja, o padrão de rede do Windows 9x) porém conectando mais do que dois micros (ou então você tem planos para a conexão de mais micros futuramente), o tipo de cabo mais apropriado é o cabo coaxial fino. Além de comprar o cabo, você necessitará de dois terminadores resistivos de 50 ohms (esses terminadores são vendidos em lojas que comercializam produtos para redes).

Montando a rede

Você teve a oportunidade de decidir qual o tipo de cabo você utilizará em sua pequena rede. Independentemente do modelo escolhido, uma coisa é igual para todas as configurações: você precisará comprar uma placa de rede para cada micro que você pretende conectar em sua rede.

A instalação da placa de rede no micro não é muito difícil: basta você abrir o micro (com ele desligado, é claro) e instalar a placa em um slot disponível da placa-mãe, compatível com o modelo de placa de rede (ISA ou PCI). Como todas as placas de rede hoje em dia são plug and play, provavelmente você não encontrará problemas em sua instalação e configuração.

Ao ligar o micro, se o sistema operacional de seu micro for Windows 9x, ele automaticamente detectará a placa e pedirá o disquete contendo os seus drivers. Basta inserir na unidade de disquete o disco que acompanha a placa, informando a localização exata dos drivers (normalmente eles ficam em um subdiretório chamado \WIN9X ou \WIN95).

Após a instalação dos drivers e reinicialização do micro, confira se a placa está ou não apresentando algum tipo de conflito. Para isso, vá até o Gerenciador de Dispositivos (ícone Sistema do Painel de Controle) e verifique, na chave Adaptadores de Rede se a sua placa de rede aparece listada sem problemas, isto é, sem apresentar nenhum ponto de exclamação amarelo ou "xis" vermelho. Caso isso ocorra, significa que a placa está em conflito com algum outro dispositivo. Normalmente esse é um conflito de interrupção e, para solucioná-lo, basta alterar a interrupção utilizada pela placa. Para isso, basta dar um duplo clique sobre a placa e alterar a sua configuração através da guia Recursos da janela que aparecerá. Desabilite a caixa "Utilizar configurações automáticas" e altere manualmente a interrupção para um outro valor que não cause conflitos.

Após ter instalado as placas de rede nos micros, o próximo passo é a instalação dos cabos. A seguir mostraremos como você deverá montar cada configuração de cabo.

Caso 1 - Apenas dois micros usando par trançado

Caso 2 - Mais de dois micros usando par trançado e hub

Montando o cabo direto

Montando o cabo crossover

Caso 3 - Cabo coaxial

Se você não pretende aumentar a sua rede de tamanho ou não está em seus planos trocar a sua rede para o modelo cliente-servidor, então você pode utilizar cabo do tipo coaxial fino (cabo coaxial de 50 ohms). Você precisará utilizar placas de rede com conector BNC. Junto com as placas de rede vem um conector BNC "T", que deverá ser utilizado para a conexão dos cabos. Além disso, você precisará de dois terminadores resistivos de 50 ohms, que deverão ser utilizados nas extremidades do cabo.

Você precisará utilizar um trecho de cabo coaxial com menos 3 metros de extensão entre cada placa de rede. Ou seja, se você for instalar apenas duas máquinas, será necessário só um cabo com pelo menos três metros de extensão. A ilustração mostra o esquema de redes utilizando o cabo coaxial.

Você deverá instalar dois conectores BNC em cada trecho de cabo (um em cada ponta), de modo que o cabo possa ser instalado no conector "T". Encomende na loja onde você for comprar o cabo para que cada trecho de cabo já venha do comprimento que você precisa e com os conectores BNC instalados.

Rede com cabo coaxial.

Configurando a rede

Agora que você já instalou a sua pequena rede fisicamente, chegou a hora de fazer os ajustes necessários no sistema operacional, para que a sua rede possa funcionar.

Como montar uma rede de computadores








Quer saber mais sobre Curso Completo de Redes de Computadores?
Veja mais de nossos artigos em:

Anuncie aqui Bloco Topo Geral 468x15 Todas as Paginas do Site Fale conosco

Manutenção de Redes Modulo I:
» A história das redes de computadores - Curso Completo de Redes de Computadores
» O que é uma rede de computadores - Curso Completo de Redes de Computadores
» Montando pequenas redes - Curso Completo de Redes de Computadores
» Cabos - Curso Completo de Redes de Computadores
» Como montar o cabo direto e o cabo crossover - Curso Completo de Redes de Computadores
» Cabeamento Estruturado - Curso Completo de Redes de Computadores
» O que são repetidores - Curso Completo de Redes de Computadores
» O que são roteadores - Curso Completo de Redes de Computadores
» Como Montar uma Rede Wireless Passo-a-Passo - Curso Completo de Redes de Computadores
» Passo-a-Passo como montar uma rede de computadores no windows XP - Curso Completo de Redes de Computadores
» Como compartilhar arquivos no Win XP passo a passo - Curso Completo de Redes de Computadores
» Como compartilhar arquivos no Win Seven - Curso Completo de Redes de Computadores
Manutenção de Redes Modulo II:
» Ethernet - Curso Completo de Redes de Computadores
» O mercado da informação - Curso Completo de Redes de Computadores
» A evolução da internete - Curso Completo de Redes de Computadores
» Topologias das Redes de Computadores - Curso Completo de Redes de Computadores