Livros Digitais Free.com
Anuncie aqui Bloco Topo Geral 468x15 Todas as Paginas do Site Fale conosco
Você está em: Home » manuten o e reparos de impressoras » Impressoras de Impacto

»


Impressoras de Impacto



2ª PARTE DO CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS


AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE IMPRESSÃO

Chamadas de convencionais as técnicas são: impacto, térmica e jato de tinta.

Impressoras de Impacto: considerada a mais antiga e simples forma de impressão, as imagens são marteladas contra o papel. Veja a figura abaixo como uma letra é impressa em uma máquina de escrever e em uma impressora matricial.

Os pontos são formados por uma fina agulha acionada por um êmbolo montado dentro de uma bobina, este conjunto é conhecido como solenóide. Quando recebe energia elétrica cria um campo magnético que impulsiona o êmbolo interno a agulha bate na fita com tinta e forma um ponto no papel. Para que o cabeçote funcione ele recebe uma grande quantidade de energia elétrica requerendo portanto circuitos eletrônico com certa potência absorvendo apenas de 1 a 2% de energia o resto é dissipado em forma de calor o que tende a esquentar o cabeçote, por isso utilizam dissipadores de calor.
O cabeçote de impressão é formado por um conjunto de solenóides com suas agulhas num total de 9 ou 24 agulhas, quanto mais agulhas melhor a imagem.

Quais as vantagens e desvantagens de possuir uma impressora matricial? Vantagens: flexíveis e baratas, boas para etiquetas, rótulos e documentos fiscais que necessitam de cópias, confiáveis e duráveis e quase não necessitam de manutenção. Desvantagens: barulhentas, baixa resolução gráfica, com o aquecimento da cabeça de impressão limita-se a performance, difícil encontrar fitas de impressão e dificuldade de encontrar peças de reposição para modelos mais antigos.






Quer saber mais sobre Manutencao e Reparos de Impressoras?
Veja mais de nossos artigos em:

Anuncie aqui Bloco Topo Geral 468x15 Todas as Paginas do Site Fale conosco