Livros Digitais Free.com
Anuncie aqui Bloco Topo Geral 468x15 Todas as Paginas do Site Fale conosco
Você está em: Home » aprendendo gravar cds e dvds » Tipos de Midias em DVDs

»


Tipos de Midias em DVDs



DVDs
Inicialmente com a denominação de "digital video disc" e, após algum tempo "digital versatile disc", a tecnologia DVD tornou-se muito popular a partir do ano 2000. A tecnologia óptica do DVD proporciona mais capacidade de armazenamento, mais qualidade de vídeo e maior velocidade de acesso às informações que o antigo CD doméstico. Além disso, o formato DVD consegue armazenar e executar filmes com recursos de áudio e vídeo incomparáveis a qualquer outro meio até então utilizado. Um dos motivos que tem causado grande confusão entre os consumidores é a grande variedade de formatos existentes.

DVD - R
A mídia DVD-R usa uma tecnologia conhecida com ODT (organic dye technology) e como o CD-R, é compatível com a maioria dos drives de DVDs e aparelhos domésticos de DVD - os

DVDs players.
A primeira geração dos DVD-Rs era de 3.95 bilhões de bytes, sendo mais tarde substituídas por mídias de 4.7 bilhões de bytes.

DVD - RW
O DVD-RW é um formato regravável baseado na tecnologia de mudança de fases, similar aos CD-RWs atuais.
Para gravar informações os gravadores de CD e DVD utilizam um feixe de laser que ao incidirem sobre a mídia registram os dados.
A diferença entre a mídia -R e as mídias - RW é que as primeiras, ao receberem a incidência do laser, são "perfuradas" num processo irreversível, por isso gravada uma única vez. Já a tecnologia dos RW é caracterizada pela mudança de fase de elementos químicos que estão impregnados na superfície da mídia: A incidência de um feixe laser nesses elementos modifica suas estruturas de um estado liso para um estado rugoso, retornando ao estado liso caso haja uma nova incidência.

DVD + RW e DVD + R
O DVD+RW é o formato regravável desenvolvido pelo consórcio Philips, Sony, Hewlett-Packard, Ricoh, Dell e outros. Baseado na tecnologia CD-RW, o novo formato foi lançado no final de 2001.
A primeira aparição do formato DVD+RW no mercado foi em 1997, quando armazenava até 2.8 GB por face. Por não ser compatível com nenhum player ou drive da época, o formato foi abandonado no fim de 1999. Foi relançado novamente com a opção de agora suportar 4.7 GB ( gigabytes).
Os novos drives de DVD+RW lêem os formatos DVD-R e DVD-RW e também lêem e gravam CD-R e CD-RW. O maior desafio do formato DVD+RW é convencer toda indústria em fabricar as novas gerações de drives e players já compatíveis com o mesmo.
O formato DVD+R é a versão "write once" do DVD+RW, ou seja, permite uma única gravação, utilizando o mesmo processo do DVD-R. Lançado no início de 2002, o DVD+R tem como promessa a compatibilidade com os novos players a serem lançados e o baixo custo. Em fevereiro/2003 a Sony lança o primeiro gravador de DVD, modelo híbrido, multiformato que aceita todos os tipos de mídia para gravação (DVD-R, RW, +R, +RW, CD-R, CD-RW) num mesmo equipamento.






Quer saber mais sobre Aprendendo à Gravar CDs e DVDs?
Veja mais de nossos artigos em:

Anuncie aqui Bloco Topo Geral 468x15 Todas as Paginas do Site Fale conosco